domingo, 22 de maio de 2011

BULLYING


O ASUNTO NA EMBAIXADA esta semana girou em volta um tema _ a inflação. A inflação do Santos F C na Libertadores, de beatos na Igreja católica e a inflação do patrimônio do Paloffi.


Todos os domingos o embaixador Alencastro e sua esposa D. Antônia abrem seus jardins ao corpo diplomático, ao pessoal do consulado e embaixada, alguns conterrâneos e outro tanto de nativos.


A música fica a cargo de Paco e Paquita, ele no violão ela no pandeiro, executam vasto repertório que vai de Amália Rodrigues a Xitãozinho e Xororó, dependendo da quantidade de caipirinhas servidas a Paco e da predominância de qual grupo naquele domingo específico. Já o prato, é invariavelmente o cassoulet, primorosamente elaborado pelo anfitrião em pessoa e, talvez pela invariabilidade do menu, a cada domingo vemos cada vez menos corpo diplomático e mais nativos para ouvir o clássico Boate Azul ritmado por Paquita. Dom Alencastro não liga. Para ele números é o que interessa, nos telegramas para a metrópole enfatiza o público convidado e não o comparecente às tertúlias.


Acontece que D. Antônia, já de muitos domingos e lá pela quarta ou quinta caipiosca, recorre a seu assunto predileto _ patrimônio. Sendo que, para D. Antônia, patrimônio como predileto, refere-se a nádegas. E esclarece:


_ Meu maior patrimônio, meu dote para Dom Alencastro foi minha bunda. Mulher de ancas largas são parideiras e podem gerar muitos filhos.


Talvez mesmo pela avidez pelo dote, o embaixador não gerou descendência e sua (dele) senhora, com risinho meio histérico, tenha o tema como recorrente após a quarta caipirosca. O fato é que acostumamo-nos com ouvir que o terceiro secretário era o rapaz mais rico das tertúlias. Assim, quando as conversas convergiram para o patrimônio Paloffiano, que houvera crescido 20 vezes, Dona Antônia vaticinou _ Só se foi de miúdo prá cá! E vedes que, se hoje é um bundão, imaginas como puto.


Daí a conversa degringolou, O cônsul Miranda passou a imaginar como seria o Bundão puto:


_ Suponho que foi um miúdo gorducho, pouco afeito à pelota, e a quem todos bolinavam.


_ Bolinavam? nas nádegas? _ interveio Joaquim Fidelis, um dos conterrâneos, enquanto passava um torpedo a Paco e Paquida solicitanto “Tamanquitas” como próximo número.


_ Refiro-me a Bullying, e sei lá eu, se pelas nádegas ou pelo falar como se houvera provado uma pica de anestésico no dentista. O certo é que o borracho gordinho seria um prato feito para bolir, ou bolinar, como queiras.

_ É do tipo que gostava de brincar de casinha e e de médico _ interveio o coronel Siqueira, um dos nativos _ se bem que como paciente.


Dom Alencastro é quem volta a conversa ao patrimônio real, fugindo das insinuações sensuais da etílica esposa, afirma em lógica lusitana, que vinte vezes zero continua zero, e que posses no valor de três milhões de euros qualquer lobista rastaquera podia usufruir. Problema mesmo era o ir e vir entre consultoria e cargo público, a confusão entre público e privado. Quando se intercala a lide profissional privada com a pública, há sempre o risco de fazer na vida pública o que se faz na privada. Merida! como diria o cônsul Miranda.


Consultoria. Palavrinha bonita, bonita porque jovem, jovem porque remodelada. Significando o vetusto lobby, a advocacia administrativa, o tráfico de influência e também a consultoria como o aconselhamento de expertises em determinadas áreas.


Paloffi alegou que outros bundões como ele _ de Mailson a Malan _ usaram de mesmo artifício para ficarem mais bundões. De nossa parte sabemos que personagens como Everardo Maciel e outros usaram de sua expertise para ficarem mais bundões, outros usaram de artifícios de vai e volta anfíbios para aumentarem patrimônio. Recentemente ouvimos boatos de 7 sete quilos de bunda como passe de públicos para a privada. Nada confirmado, só torcemos para que tais trocas de papéis não sejam reversíveis.


2 comentários:

  1. eu já bullyinguei muito por aí, sempre de Luvas, e só os Grandes, tenho gostos caros

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Anônimo, e você tirava as luvas dando um passo a frente?

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem acolhido e será sempre publicado se não contiver conteúdo ilegal.