sábado, 4 de junho de 2011

ESCOLHER UM NOME, VOTAR EM UMA IDÉIA


Nunca vi uma idéia candidatar-se a nenhum cargo eletivo. Alguém aí já viu? Esta obviedade infantil deveria bastar como resposta ao questionamento do porque lançar-se um nome e não idéias para trocarem-se as idéias que norteiam nossa atua direção sindical. Alguém, aliás, sabe que idéias são estas? Seriam o PIN e as plaquetas escovadas? Ou mesmo a defesa de qualquer LOF como melhor que nenhuma?

Daria um belíssimo livro encadernado em couro e com páginas em branco o ideário da atual DEN, da DEN não, do Pedro Tolentino, imagino-lhe o título “O Pensamento Vivo de Dom Ruim I”. Não que a DEN não defenda idéias. Claro que defende. E idéias boas, diga-se de passagem, porque são as de toda categoria. Como a autonomia e valorização do Auditor Fiscal, uma Lei Orgânica para o Fisco (mas não qualquer uma). A grande questão é que a ênfase dada por sua majestade é na forma e não o conteúdo. Esta forma por sua vez é imperial, tanto da DEN em relação às DDSS, como dentro da diretoria, sua majestade em relação aos diretores.

Falar mal do Pedro, da DEN ou de seus diretores não era idéia minha, aliás, nem boa idéia é. Mas faço-o como recurso de retórica para demonstrar que quem comanda o sindicato hoje é um NOME e não um conjunto de idéias, NOME que além de ser candidatíssimo, faz campanha aberta há anos com pseudônimo de DEN nos Estados.

Dois diretores da DEN nos procuraram com o vislumbre de transferirem-se de mala e cuia para oposição por estarem prestes a ser rebaixados na próxima chapa _ de NOME Pedro _ situacionista. Não deu certo porque, sorte nossa, ainda não tínhamos um NOME para negociar-lhe o passe (ou as luvas, sei lá as intenções dos trânsfugas). Mas há outras pessoas que sincera e honestamente desejam saber QUEM somos. E quem, no caso, é que idéias temos.

Nosso ideário é plural e felizmente tolerante com diferenças, portanto propício à formação de uma frente oposicionista. Basicamente estamos dispostos a ouvir, não temos um Pensamento Único Monolítico (ai, meu deus, as siglas) e nem nos achamos no direito de dizer que as idéias que defendemos sejam unanimidade na categoria, mas nos propomos a ouvir e aceitar opiniões alheias após suas discussões. Por exemplo, nunca, em uma assembléia, encaminharíamos contra o que foi aprovado em uma plenária. Acreditamos que a mobilização é a única forma de buscar consenso e que este é o melhor resultado do embate de opiniões.

E por que Lettieri? Em primeiro lugar por sua(dele) capacidade de ouvir, conciliar, e articular, tanto oralmente como por escrito, as idéias de qualquer conjunto de pessoas, seja em uma reunião de trabalho, seja em uma assembléia sindical.

Participar da gestão Lina, aconselhá-la a resistir a pressões para usurpar a autonomia do Auditor _ e cair junto com ela por isso _ só depõe a seu favor. Achar que é temerário expor-se a possível vingança de um governo autoritário, vingativo e fisiológico é no mínimo pusilânime e no extremo oposto demonstra conivência com o autoritarismo e a fisiologia.

Marcelo é carioca, mas ninguém é perfeito, embora seu maior defeito é ser ex milico, por ter formado-se engenheiro no ITA, em são Jose dos Campos, SP. Na Receita trabalhou em três regiões fiscais e quem ainda não o conhece, pode buscar o testemunho de sua capacidade na quarta, terceira e primeira regiões fiscais.

Coragem e determinação para defender a categoria ficam óbvias em Lettieri quando dispõe-se a sacrificar a carreira acadêmica de sucesso no Ceará (é professor no curso de pós-graduação em economia na UFC, CE) e perder as quintas-feiras no Chico do Caranguejo em Fortaleza por um projeto que segundo sua majestade de salto-alto, está fadada ao fracasso.

Mas nada disso é tão importante neste NOME quanto as idéias que ele próprio já começa a divulgar neste Blog e que os colegas poderão confrontar com as que no momento regem a DEN. Mais ainda, vocês poderão, ao conhecê-lo pessoalmente, comparar a afabilidade, simpatia e humildade, com a empáfia de outras, digamos assim, idéias.

2 comentários:

  1. São os Iluminados da Raça Superior Ariana contra os Iluminados do Partido Operário! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu sou escorpiano, minha mãe é que é ariana

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem acolhido e será sempre publicado se não contiver conteúdo ilegal.