domingo, 23 de outubro de 2011

Sou candidato porque quero tranparência e ação...

Prezados colegas Auditores-Fiscais
Estou na Receita Federal desde 1995, há 16 anos, portanto, e durante todo este tempo sempre estive trabalhando na área aduaneira, exceto por um curto período entre novembro de 2008 e agosto de 2009, em que estive superintendente da 10ª RF. Estou lotado na Inspetoria da Receita Federal em Porto Alegre e trabalho na Seção de Fiscalização Aduaneira. Sou candidato, juntamente com a colega Jussara Mendes da Silva Santos, à Diretoria de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, pela Chapa 2, denominada “Transparência e Ação”.
Durante toda minha vida funcional, sempre estive, de alguma forma, ligado às atividades sindicais, seja como integrante da diretoria da DS Porto Alegre, seja contribuindo para as atividades em defesa da nossa categoria em nível nacional, pois entendo que ser Auditor-Fiscal significa bem mais do que o exercício cotidiano das nossas atribuições legais. Significa, além disso, a disposição constante para defesa da instituição RFB e as lutas pela valorização da categoria a qual pertencemos. Entendo que os Auditores-Fiscais, podem e devem ocupar todos os espaços que lhe são próprios, no sindicato, na administração e na sociedade.
O processo eleitoral que ocorre a cada dois anos constitui um momento democrático muito rico para o debate e para a reflexão sobre a importância do papel do sindicato na valorização da categoria e na construção de uma Receita Federal voltada para o atendimento do interesse público. Além disso, a própria campanha eleitoral, financiada por toda a categoria, é uma oportunidade valiosa para se estabelecer as principais diretrizes que deverão nortear os trabalhos sindicais nos próximos anos.     
Nos dias 9 e 10 de novembro a categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil escolherá uma nova diretoria para o sindicato.
O candidato a presidente da DEN, pela Chapa 2, Transparência e Ação,  é o colega Marcelo Siqueira Lettieri. Tenho absoluta certeza de que o Lettieri é o melhor candidato para dirigir o Sindifisco Nacional e para representar nossa categoria na próxima gestão. Sua liderança, coerência e capacidade de agregação, somado ao seu vasto conhecimento acumulado tanto por sua formação acadêmica como por sua experiência, o credenciam como uma das pessoas mais preparadas da Receita Federal do Brasil.
A nossa chapa se apresenta com o nome que define sua proposta de trabalho e que representa o que a categoria dos Auditores-Fiscais tem identificado como maiores carências da atual gestão sindical: Transparência e Ação.
Queremos implementar a transparência como instrumento de participação. Transparência não apenas no que se refere à organização financeira do sindicato e das suas atividades administrativas, mas também em relação às diretrizes políticas, às ações implementadas e suas motivações, aos termos de negociações, etc.
De outro, queremos resgatar a capacidade da nossa categoria de pautar os grandes temas nacionais que tenham relação com a nossa atividade funcional, como a busca por um sistema tributário mais justo, a luta por uma previdência pública como instrumento de proteção social e a necessidade de fortalecimento da aduana como forma de proteção da economia e da organização social do País.
Queremos também resgatar para a categoria dos Auditores-Fiscais a condição de referência do serviço público. O sindicato precisa agir de forma proativa na busca permanente de valorização dos Auditores e reagir de forma pronta, oportuna e enérgica na defesa da categoria, de suas atribuições e de sua reputação, sempre que a mesma seja atacada.
Enfim, conclamo aos colegas Auditores-Fiscais para que aproveitem este momento de campanha eleitoral para analisar e debater com seus pares sobre os rumos do Sindifisco Nacional, sobre o futuro da nossa categoria e da própria instituição Receita Federal e sobre o nosso papel na sociedade. Conheçam profundamente as chapas que se apresentam, discutam suas propostas e decidam qual delas será digna de contar com seu apoio.
Dão Real Pereira dos Santos
Candidato a Diretor de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional pela Chapa 2 - Transparência e Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem acolhido e será sempre publicado se não contiver conteúdo ilegal.