terça-feira, 18 de outubro de 2011

O que me motiva a participar ativamente do sindicato?


Caros colegas,
Estamos em plena campanha eleitoral para a escolha dos nossos representantes sindicais na Delegacia Sindical do Rio de Janeiro – DS\RJ e para a Diretoria Executiva Nacional – DEN do SINDIFISCO NACIONAL. Esse é um momento muito importante que transcende a escolha de dirigentes sindicais, é momento para refletirmos sobre o que esperamos de nosso sindicato e qual o rumo que tomará nossa carreira nos próximos anos.
Nunca perdendo a perspectiva que as Delegacias Sindicais – DS são, na estrutura atual do nosso sindicato, representação do Sindifisco Nacional nas diversas regiões do país, tendo como principal competência a resolução das demandas locais, e que o rumo de nossa atuação sindical nacional é dado pelas instâncias superiores, principalmente pela Direção Executiva Nacional – DEN, venho expor os motivos pelos quais faço parte da CHAPA 2 – TRANSPARÊNCIA E AÇÃO, tanto para DEN, no cargo de 1º Diretor Adjunto de Comunicação, quanto para a DS-RJ, no cargo de Diretor de Defesa Profissional.
Para quem não me conhece, sou egresso da previdência do concurso de 2001, desde então sempre trabalhei na fiscalização tendo passado pela GEX – São Paulo\Centro, DRP – Rio de Janeiro\Norte e atualmente estou trabalhando na divisão de fiscalização da DRF RJ I e sempre me deparo com a seguinte pergunta: Por que você quer participar ativamente do sindicato, inclusive se candidatando a cargo de direção?
Desde que ingressei na carreira convivo com problemas que me forçam a ter uma participação mais ativa. Durante todo este tempo temos lutado contra o problema do fosso salarial, problema este que nunca teve uma solução definitiva, bastando observar os erros nas reclassificações dos colegas pós-2001 e o distanciamento entre o salário inicial e o final na nossa tabela remuneratória, o que vai criar insatisfação pela disparidade salarial para os que ingressarem na nossa carreira, novo fosso.
Mas vejo problemas ainda mais graves que estão por vir e que precisamos enfrentar de forma mais contundente e menos passiva que a forma como a DEN vem enfrentando. Aos poucos vemos o esvaziamento das nossas atribuições, o que impacta diretamente no poder de negociação em futuras campanhas salariais, e o fantasma da criação do fundo de previdência complementar dos servidores públicos, que afeta principalmente aqueles que ainda não se aposentaram.
Eu que tenho 35 anos de idade e 15 anos de serviço público estou na difícil situação em que terei que escolher entre a permanência no regime atual de aposentadoria, com proventos integrais, correndo o risco de quebra de paridade, visto que no futuro, quando nos aposentarmos, seremos poucos nessa situação e não teremos força para proteger o nosso direito, ou se submeter ao novo regime previdenciário, correndo o risco de dependermos da viabilidade de um fundo de pensão administrado por alguém indicado politicamente e cujo modelo não deu certo em diversos países do mundo.
Esses e outros problemas me fazem questionar o que será de nossa carreira e como será a nossa aposentadoria daqui a 20, 25 anos, prazo em que, pelas regras atuais, terei os requisitos para me aposentar e encontraremos a carreira dividida entre pessoas que irão se interessar pela luta para a manutenção da paridade, por estarem no regime anterior de previdência, e pessoas nem tão interessadas assim, pois estarão no regime geral da previdência.
Por esses motivos e pela certeza de que precisamos ser mais ativos na defesa de nossas atribuições e direitos, inclusive de uma aposentadoria digna no futuro, venho expor alguns dos motivos pelos quais me levam a participar mais ativamente do nosso sindicato e venho pedir o voto para a CHAPA 2, tanto para a DEN quanto para a DS-RJ.
Estou à disposição para tirar dúvidas e receber sugestões ou mesmo críticas.
Um forte abraço
 Luciano de Moraes Rebouças
Chapa 2 – Transparência e ação

Um comentário:

  1. Situação

    O Governo Federal está empenhado em manter a atual diretoria no comando do Sindifisco Nacional, sindicato que reúne os auditores fiscais da Receita. Quem articula é o meio sumido Antônio Palocci.

    Fonte: http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=102669

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem acolhido e será sempre publicado se não contiver conteúdo ilegal.