terça-feira, 5 de julho de 2011

SE O ESTADO BRASILEIRO TEM ALMA

Os dois sentidos das forças nacionais

Por *Roswílcio Góis







MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com




Se o Estado Brasileiro tem Alma, esta seria constituída pela Seguridade Social que se apoia na Previdência Social, Seguridade Social e Saúde. Esta Alma é o fundamento do Bem Estar Social.

Este é o tripé do Serviço à Nação Brasileira. Ele necessita do apoio de todas as forças nacionais e estas podem seguir dois sentidos antagônicos: o do interesse social, do coletivo e o outro, do interesse individual, egoístico, aquele que só olha para o próprio umbigo.

O Socialismo representa o primeiro e o Capitalismo, o segundo, vai ao encontro de interesses dos grandes grupos financeiros. É evidente que para a própria sobrevivência, tais grupos buscam o poder. E como o conseguem? Certamente com o financiamento de campanhas políticas cujos frutos finais retornam a sua origem de forma exponencial, a exemplo das Seguradoras, dos Bancos e de outros grandes Grupos Financeiros que se interessam pela manutenção das altas taxas de juros, pela previdência complementar, pelo pagamento da dívida externa cujo montante cresce com altíssimas correções e juros, em função do chamado Risco Brasil e daí, com o auxílio da mídia, com o emprego do capital maciço em financiamento de campanhas políticas e outros, verificamos os grandes resultados lucrativos bilionários dos Bancos; as pensionistas e aposentados do serviço público têm as suas pensões e aposentadorias reduzidas com a contribuição previdenciária e, aqueles do regime geral têm a sua retribuição reduzida pelo “fator previdenciário’ e pelo chamado “salário de referência” que reajusta o benefício, em contradição ao seu “salário de contribuição” que constituía, antes, a base de sua contribuição incidente sobre valores referenciados ao “salário mínimo”.

O Sistema de Seguridade Social tem os seus recursos desviados para fins diversos do seu objetivo específico; divulgam-se insistentemente resultados negativos da Previdência Social com o intuito de ganhar a opinião pública através de uma mentira suficientemente repetida e valorizam a previdência complementar como panaceia de benefício para o servidor público; a chamada “Desoneração da Folha de Pagamento”, ou seja, o percentual de 20% da contribuição da empresa para o financiamento da Previdência Social, cuja eficiência tem sido suficientemente comprovada por mais de 80 anos de sua existência, passa a constituir-se em apologia dos grandes grupos financeiros sendo apoiada pelo Governo.

Vejamos agora o outro direcionamento e sentido das forças nacionais, ou seja, aquele que vê o lado da solidariedade, que prega a união em nome dos interesses da sociedade e se integra na defesa das causas que dinamizam as questões sociais justas. Aí entram, por exemplo, a reformulação das injustiças cometidas contra os pensionistas e os aposentados, a defesa da Previdência Social, a construção de uma Aduana forte que possa integrar e zelar por aquelas questões relativas às fronteiras nacionais. 

As forças nacionais que apontam nessa direção farão desaparecer tudo aquilo que representa a desagregação social.

Este é o sentido e a direção que queremos imprimir na direção do nosso SINDIFISCO NACIONAL, legítimo representante de toda a categoria dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, cujas atribuições devem levar o Brasil a um status capaz de fazer ressurgir o bem estar da Sociedade Brasileira.  


*Roswílcio José Moreira Góis é Auditor Fiscal da Receita Federal, Aposentado, exercendo agora as funções de Vice-Presidente do SINDIFISCO NACIONAL – Delegacia de Salvador.

2 comentários:

  1. Parabéns e obrigado, Roswílcio. Seu artigo está excelente. Muito boa ideia lembrar, no final, que as atribuições do AFRFB, se exercidas em obediência à lei e na busca do interesse´público, "devem levar o Brasil a um status capaz de fazer ressurgir o bem estar da Sociedade Brasileira". Um abraço. Darcy.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Darcy: De fato, acentuar que as atribuições do AFRFB quando exerccidas em obediência á lei, na busca do interesse público levam o Brasil a um status capaz de fazer ressurgir o bem estar da Sociedade Brasileira é um fundamento seguro que evidencia para a Comunidade o fato de comungarmos com o ideal supremo da realização da Justiça Social. Tal pensamentoi constitue boa base para plataforma da chapa da oposição.Atenciosamente. seu amigo Roswilcio.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem acolhido e será sempre publicado se não contiver conteúdo ilegal.