quarta-feira, 24 de agosto de 2011

BATE O BUMBO DELEGADO. (2)

Encontrei, ontem, no final da tarde uma amiga da DRJ e fomos tomar um café. Percebi que ela estava preocupada e tentei seguir o exemplo do João Batista Libânio: praticar a “escutatória”, tão rara nos dias de hoje. Daí a pouco ela se abriu, falando do dia especialmente ruim que vivera:

- Por volta das 9h30, estava lendo a Portaria dos parâmetros de apuração do grau de complexidade, fui marcando o que me parecia absurdo e disparei a rir ao ver os anexos. Não vi que um substituto do substituto tinha entrado na sala e presenciara tudo.

Ela prosseguiu: - O que eu gosto de fazer é estudar um processo, fazer uma boa pesquisa de doutrina e jurisprudência, trocar idéias com os colegas e chegar a uma solução correta e justa. Isso, prá mim, é como ouvir pela primeira vez uma grande música ou ver um golaço do meu time. Mas eu gasto um tempão quando é pra preencher estes relatórios e formulários, nos quais não vejo muito sentido e lógica.

Pra você ver, no primeiro processo que examinei hoje, a impugnação ficou em 13 folhas. O interessado digitou sua defesa com fontes no tamanho 11! Usou o cortar e colar doutrinário com moderação. Transcreveu uma ementa, citando apenas o número das outras decisões. E a defesa é, à primeira vista, consistente e inovadora, mas eu vou ficar com apenas 5 pontos! Se tivesse deixado umas três linhas, a data e a assinatura para a folha 16, eu ficaria com 10 pontos.

Se continuar, assim acho que meu mandato não chegará ao fim...

Minha amiga tem razão, o julgador ficará torcendo para que o autor da impugnação tenha usado muito o cortar e colar, incluindo em seu texto longas exposições doutrinárias e inúmeras decisões, em espaço 2 e com tipo grande, pois o número de folhas é um dos PARÂMETROS PARA APURAÇAO DOS GRAUS DE COMPLEXIDADE DOS PROCESSOS. E vai se maldizer porque o interessado parou na folha 13 e a pontuação ficou em 5, pois se tivesse apenas a assinatura na 16 ele ficaria com 10 pontos. E como nossa colega está azarada, o processo seguinte é de R$9.987.000,00 e vai lhe dar 4 pontos. Se fosse R$10.000.001,00, daria 24 pontos!

Dá pra levar esses parâmetros a sério? Quanto tempo será que esses burocratas levaram para gerar esse monstrengo de Portaria?

Não percam, a seguir: Por quem os bumbos retumbam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem acolhido e será sempre publicado se não contiver conteúdo ilegal.