sexta-feira, 26 de agosto de 2011

TEORIA DOS JOGOS

Por Murício Godinho

Teoria dos jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda interações humanas na qual os “jogadores” escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Inicialmente desenvolvida como ferramenta para compreender comportamento microeconômico a teoria dos jogos é hoje usada em diversos campos acadêmicos.


Na citada teoria encontramos diversos problemas, dentre eles um de irracionalidade coletiva chamado "dilema do prisioneiro" no qual todos obteriam um resultado melhor se colaborassem entre si, mas cada um se vê incentivado individualmente a trair o acordo, com a promessa de obter algum resultado sozinho, mesmo após ter prometido colaborar com os demais.

Temendo ser traído por algum outro e ficar a ver navios, o prisioneiro trai os companheiros e fecha um acordo que não lhe é tão favorável, mas que já é alguma coisa..
.
A reunião da Mesa de Negociação, que estava marcada para ocorrer nesta sexta-feira às 15:00h, foi mais uma vez adiada, agora para o dia 30/08, véspera do prazo limite para encaminhamento da proposta de reajuste para o Congresso Nacional. 
O Secretário do Planejamento marcou a reunião com os Policias Federais no mesmo dia para as 11:00h.
Esperamos que a realidade futura venha para negar as ditas teses teóricas.


3 comentários:

  1. A triste verdade é que os delegados da PF são AUTORIDADES.
    Nós estamos atrelados a minguados perfis de acesso, que limitam a atuação à estrita execução de tarefas, MPF’s e, a última novidade: para acessar DIRPF’s deverá ser citada a motivação, p ex., por ordem judicial. A propósito, Juiz também é autoridade. Todas as nossas prerrogativas são do órgão, de autoridade não temos mais nada.
    Nós não precisamos de inimigos externos, a própria categoria se devora.
    Sempre vem a tona a luta pelo fim do lixo normativo, e este só faz aumentar.

    ResponderExcluir
  2. Conhecendo os "jogadores" desse jogo, já sabemos qual será o resultado. Infelizmente.

    Desmarcar reuniões faz parte da estratégia de desconsideração e apequenamento da categoria, que mereceria uma resposta mais altiva. Como visto, nossa resposta é: falação vazia. Infelizmente.

    A reunião das 11 acontecerá. E a das 15? Será?
    Esperemos.
    Infelizmente.

    Isidoro.

    ResponderExcluir
  3. O governo vai jogar duro para nos dividir. Vamos ver se estamos realmente juntos ou se fomos usados...

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem acolhido e será sempre publicado se não contiver conteúdo ilegal.