quinta-feira, 18 de agosto de 2011

BATE O BUMBO DELEGADO

Ao ler a Portaria MF 341, de 12.07.2011 e visitar uma Delegacia de Julgamento lembrei-me do filme Ben-Hur, quando o ritmo dos remadores da grande nau é ditado pelo ritmo de um  tambor. Foi nisso que se transformou o Delegado da Receita Federal de Julgamento: num tocador de bumbo.
E algumas autoridades fiscais estão adoecendo, o ambiente de trabalho está adoecendo os nossos julgadores. Outros jogam-se ao mar, os que podem e se dispõem a usar a bóia da aposentadoria.
E o pior é que o ritmo, que já não era bom com os julgamentos semanais, passou a ser de frevo. O estopim das 7 horas foi encurtado para 2 horas e tem gente economizando ida ao banheiro...
Diante de metas crescentes, alguns introjetam sua obrigatoriedade e passam a sentir-se incompetentes, não pela capacidade intelectual, mas pelo descompasso.
Esse instrumento gerencial que deveria ser mera referência, passa a ser o Bezerro de Ouro. Vamos produzir, queremos mais produção, mais rápido, acelera...
E começam a ser criados códigos de comportamento invisíveis que esgarçarão as boas qualidades do atual sistema de julgamento e do PAF, tais como a busca da verdade material e o respeito ao devido processo legal. Baixar processo em diligência, na minha equipe não! Adiar julgamento, para maior reflexão, nem pensar! A necessidade de se gerar estatísticas não deixa... E nós somos craques em produzir estatísticas!
Quem tinha a dignidade de um mandato, não tem mais. Se não obedecer ao chicote, será dispensado ou ficará dependendo da compreensão do chefe, que é severo... para baixo.
A celeridade exarcebada do julgamento é irmã gêmea da arrecadação fácil, filhos diletos do gerencialismo. As consultorias agradecem e o povo paga a sucumbência.


Um comentário:

  1. Há que se dizer que para conseguirem a sua nomeação às DRJ os colegas julgadores não se acanham nem um pouco de recorrerem ao gerencialismo. Ou alguém conhece as regras para se conseguir entrar em uma destas delegacias?
    É a proximidade com os gerencialistas que os colocou lá. Que conversem com seus amigos para mudar isso.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem acolhido e será sempre publicado se não contiver conteúdo ilegal.